Valter Vinagre - Coruja das Torres Tyto Alba
 da série Animais de Estimação 2010

Em 2007 mudei-me para Newport, no País de Gales, para estudar fotografia.
Fui morar numa casa onde havia uma cadela. Chamava-se Izzy, uma Labrador. Era carinhosa e gostava de brincar. Uns meses depois fui viver para outra casa onde existiam dois cães, dois Jack Russell. Um deles, o George, era estranho e pouco dado. Um dia mordeu-me! Mas porquê? Eu não sabia nada sobre cães. Nunca tinha vivido com cães até me mudar para o País de Gales. Em Portugal, no local onde cresci, a maioria dos cães vive na rua em estado semi-selvagem. Os outros vivem nos quintais, guardam as casas. Só um ou outro é que vive dentro de casa. No País de Gales a situação é completamente diferente. De acordo com as estatísticas, um terço da população tem cães dentro de casa – uau!
Um dia encontrei um poema que me ajudou a entender melhor a nossa relação com os cães:

“French-kissing my dog melts my troubles away 
As if dog spelled backwards has something to say
 What works for me will work for you
 Get rid of the zanax and prozac too.
 Why pay the therapist all that dough?
 When it’s the magical doggies we really owe.”
 (Excerto retirado de ‘I French Kiss my Dog’ escrito por Gail Glassman em 2004)

Depois de ler o poema deixei de ver os cães apenas como animais de trabalho, que guardam as casas ou que vivem na rua. Descobri que podia ser muito mais que isso: um companheiro ocasional, o melhor amigo, um amante. Claramente, o George não era meu amigo! No curso de fotografia passei a interessar-me por temas relacionados com animais e descobri o trabalho de vários fotógrafos de animais: Keith Arnatt e o projecto ‘Walking the Dog’, sobre pessoas a passear os cães; ‘Grounded’ de Helen Sear, onde os corpos de animais se assemelham a paisagens fantásticas; ‘Familiar British Wildlife’ de Clive Landen, que mostra de forma trágica e bela os animais mortos nas estradas da Grã-Bretanha; ‘The Refusal’ de Jo Longhurst, um projecto que olha para a busca incessante da perfeição e a nossa ligação com os animais. Nos últimos anos tem aumentado o interesse pelo mundo animal na fotografia. Alguns projectos adquiriram reconhecimento internacional, como o ‘The Hyena and Other Men’ de Pieter Hugo em 2005 e, mais recentemente, o ‘Paloma al aire ‘de Ricardo Cases em 2011. O Fauna & Flora – www.faunaandflora.org – concilia todas estas experiências, desde o mal-humorado Jack Russel ao projecto do Ricardo Cases. O Fauna & Flora é uma plataforma online para discussão sobre o mundo das coisas vivas e da fotografia, onde apresento projectos fotográficos de vários géneros sobre animais e plantas. O objectivo principal é ampliar a discussão sobre animais e plantas na fotografia, com a intenção de melhorar a nossa compreensão do mundo animal e vegetal. E, em último caso, ajudar a uma mudança positiva nas nossas vidas e nas vidas de outras criaturas. Ao desenvolver este projecto sinto-me um animal melhor.

texto de João Bento publicado em animalia vegetalia mineralia